Como usar óleo essencial? Confira essas dicas!

Como usar óleo essencial? Confira as formas de aplicação
Quem nunca precisou renovar as energias depois de uma semana conturbada que atire a primeira pedra! Pois é… Nesses casos, a aromaterapia sempre é bem-vinda, porque além de ser uma opção natural para acalmar os ânimos, ela pode deixar o nosso dia ainda mais leve.
E não tem como fazer uma boa aromaterapia sem os óleos aromáticos. Extraídos das plantas, eles possuem uma alta concentração de compostos bioativos e podem ser utilizados em tratamentos respiratórios, massagens e banhos, por exemplo.
A primeira dica é evitar o uso em grandes quantidades ou diretamente na forma pura — os óleos essenciais devem ser utilizados em poucas gotas ou diluídos em água. Que tal se aprofundar nesse universo? Leia o texto completo!
1. Como usar óleo essencial em casa
Para aplicar os óleos essenciais no ambiente, seja na sala ou no quarto, você pode optar por umidificadores de ar. Basta pingar de 5 a 10 gotas no reservatório de água do aparelho e aproveitar um ambiente cheiroso e fresco.
Ah, e você também pode utilizá-los em sprays! Para isso, misture 50 ml de água e álcool em um borrifador e, em seguida, adicione de 10 a 15 gotas da essência na água. É uma ótima opção para espalhar o aroma por todas as partes da casa.
Tem dificuldade para pegar no sono? Outra opção é apostar em fragrâncias com propriedades calmantes e aplicar diretamente sobre a roupa de cama. Dessa forma, a aromaterapia pode ajudar você a dormir como um anjo! Nesses casos, os difusores também são uma boa alternativa. Saiba mais no nosso guia completo!
2. Como usar óleo essencial no corpo
Por conta da alta concentração, evite o contato direto do composto com a pele. O melhor é misturá-lo com algum outro produto de sua preferência, como uma loção hidratante.
Caso prefira uma outra alternativa, é interessante aplicar a essência na pele por meio de compressas quentes, principalmente para tratar dores localizadas, como o famoso torcicolo. Para isso, basta pingar algumas gotas na toalha antes de usar.
Ah, um lembrete: antes de fazer o uso de qualquer óleo essencial, certifique-se da procedência do produto. Assim, você evita possíveis irritações desconfortáveis.
3. Como usar óleo essencial na massagem
Uma boa massagem é capaz de nos fazer esquecer de qualquer problema — pelo menos por um tempo —, não é mesmo? E para usar as essências em massagens, basta diluí-las em óleos corporais, como os de amêndoa, abacate ou semente de uva.
Poucas gotas são suficientes, dependendo da concentração do produto. Se preferir, peça ajuda de outra pessoa (principalmente se a massagem for nas costas), ou aplique a mistura nos pés, braços ou pernas. Depois, relaxe e aproveite!
4. Como usar óleo essencial no banho
Aqui, basta apenas aplicar de 3 a 10 gotas diretamente na água da banheira — e de preferência morna! Para deixar tudo ainda mais interessante, que tal usar pétalas, folhas secas e velas aromáticas?
Se tiver interesse, siga nossas dicas sobre como ter um banho relaxante. Acredite, vai ser difícil querer sair da banheira!
5. Como usar óleo essencial por meio da inalação
A inalação, além de segura, é a forma mais eficiente de adquirir todos os benefícios do óleo essencial. Você pode aplicar algumas gotas sobre um lenço e inalar, ou diluir de uma a duas gotas em água e utilizar um difusor pessoal.
Inalar o óleo diretamente do frasco também é uma opção: é só inspirar a fragrância e segurar o ar por alguns segundos. Aposte naqueles produtos naturais e de boa procedência — mas se possui doenças respiratórias como asma ou rinite alérgica, a inalação deve ser evitada!
6. Como usar óleo essencial em escalda-pés
Essa é uma ótima opção para se livrar do estresse ao fim do dia. Você pode pingar de 10 a 15 gotas de óleo essencial em uma bacia de água quente e mergulhar os pés.
Além de proporcionar uma sensação relaxante, o vapor da água ainda perfuma o ambiente, por isso, opte por fragrâncias relaxantes, como a de lavanda.
Como escolher qual óleo essencial comprar?
A aromaterapia possui vários benefícios e escolher o óleo essencial certo depende do que você procura. Por exemplo, para irritações ou infecções de pele, a essência de musgo de carvalho pode ser uma boa opção, por suas propriedades antissépticas. Para problemas como ansiedade ou insônia, óleos calmantes, como lavanda ou flor de laranjeira, ajudam a relaxar (além de facilitarem o sono).
Por fim, vale lembrar da importância de conhecer a procedência dos óleos essenciais antes de usá-los. Aqueles que possuem produtos químicos nocivos podem causar problemas na sua saúde. Por isso, aposte sempre em produtos naturais e confiáveis.
Gostou do conteúdo? Esperamos que sim! Em nossa loja, você encontra vários óleos essenciais para comprar. Temos de flor de laranjeira, musgo de carvalho, lavanda e mais. Para aqueles que realmente amam esse tipo de terapia e querem levá-los para todos os lugares, temos os frasquinhos de roll-on. É só guardar dentro de uma necessaire ou bolsa e pronto. Não deixe de conferir!