Aromaterapia: conheça os benefícios do uso dos óleos essenciais

Aromaterapia: conheça os benefícios do uso dos óleos essenciais

 Já é algo comprovado: óleos essenciais podem beneficiar a saúde e trazer mais bem-estar ao seu dia a dia, aumentando dessa forma a qualidade de vida de quem faz uso desse tipo de produto. Isso porque eles são naturais e derivados de plantas que têm substâncias medicinais e terapêuticas.

Por se tratar de uma terapia holística, a aromaterapia usa as propriedades desses produtos para cuidar de problemas físicos ou emocionais como ansiedade, insônia e depressão.

Por isso, em geral, as pessoas buscam a aromaterapia como uma opção natural para resolver algo relacionado à saúde física ou emocional.

Vale lembrar que, embora seja um recurso terapêutico, a aromaterapia não dispensa em nenhuma hipótese os tratamentos convencionais ou acompanhamento de profissionais de saúde.

O que são óleos essenciais?

Substâncias naturais muito concentradas, eles são extraídos de plantas medicinais e ervas aromáticas de diversas partes da planta, como raízes, folhas, flores, sementes, troncos, resinas, cascas e frutas. São considerados, portanto, a ‘alma’ da planta.

Se tivermos uma visão mais holística da aromaterapia podemos dizer que os óleos essenciais carregam a mensagem vibracional e energética das plantas. Isso significa que eles podem interagir de forma integral com quem está fazendo seu uso e contemplar as dimensões física, emocional e vibracional.

O uso da aromaterapia vem mostrando que há ligações entre o olfato e os sentimentos. Quando inalamos os aromas, nossos canais olfativos mandam a mensagem diretamente para o sistema límbico, a parte do sistema nervoso que é responsável pelas emoções.

Em uma próxima etapa, o cérebro reagirá às propriedades aromáticas. Assim, o humor ou estado de espírito podem ser modificados a partir do uso dos óleos essenciais. É possível, por exemplo, levantar o astral de uma pessoa que esteja se sentindo um pouco triste ou desanimada ou, ainda, fazer com que alguém estressado se sinta mais relaxado ao sentir o aroma de óleos voltados para esse estado mental.

Principais benefícios do uso da aromaterapia

A aromaterapia vem sendo muito procurada para aliviar a ansiedade. Não é à toa, pois alguns óleos como o de lavanda têm o poder de acalmar e relaxar.

Os óleos essenciais também servem para:

– Ajudar a aliviar o estresse;

– Gerar efeito calmante;

– Combater a agressividade;

– Melhorar a qualidade do sono;

– Trazer mais equilíbrio emocional e bem-estar.

Você sabia que existem mais de 300 tipos de óleos essenciais?

Além do popular e versátil óleo de lavanda, muito conhecido por suas propriedades calmantes e relaxantes, existem mais de 300 tipos diferentes de óleos essenciais, cada um deles com suas propriedades e benefícios.

– Lavanda e tangerina: ajuda a combater a ansiedade e a depressão.

– Melaleuca (tea tree): tem propriedades antivirais e germicidas e seu uso ajuda a melhorar o sistema imunológico.

– Copaíba: efeito anti-inflamatório, sendo indicado no tratamento de artrite, artroses, dores musculares e dermatites, entre outros benefícios.

– Eucalipto, hortelã-pimenta, cipreste e melaleuca (tea tree): recomendados para prevenção e tratamento de doenças respiratórias, aliviando sintomas de rinites, sinusites, bronquite, asmas e resfriados. Alguns óleos como eucalipto têm contra indicações. Por isso, consulte um aromaterapeuta antes de fazer uso.

Como praticar a aromaterapia

Os óleos essenciais são produtos amplamente disponíveis no mercado que podem ser usados em aromatizadores ou difusores de ambientes. Em casa ou no trabalho, por exemplo, opte por um difusor de Aromaterapia ou um aromatizador, que podem ser elétricos ou à base de velas, e têm efeito prolongado.

Confira a linha completa de bem-estar aqui da Papel!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *