O que é o círculo cromático? Entenda como usá-lo!

Um dos elementos mais importantes na hora de escolher uma roupa ou montar uma decoração são as cores. Saber como combiná-las é fundamental para alcançar beleza e harmonia. 

O círculo cromático é um aliado quando o assunto é combinação de cores, pois facilita todo o processo de escolha. Sabendo dessa importância, preparamos um guia completo com tudo que você precisa saber sobre ele. Vamos lá?

O que é círculo cromático?

Primeiramente, vamos à sua definição. O círculo cromático é uma forma de representar o modo como o olho humano vê as cores. Dentro dele, podemos encontrar as divisões das cores, sendo 12 ao todo. Essas cores são subdivididas em três grupos:

  • Cores primárias: são as cores naturais, vermelho, azul e amarelo;
  • Cores secundárias: são a mistura das cores primárias, resultando em laranja, verde e roxo;
  • Cores terciárias: naturalmente, são formadas a partir da mistura das secundárias. Podem ser azul-esverdeado, azul-violeta, vermelho-alaranjado, vermelho-violeta, amarelo-alaranjado e amarelo-esverdeado.

Através desse esquema de tonalidades, podemos descobrir quais são as melhores combinações entre elas. Demais, não é?

Motivos para você usar o círculo cromático

O círculo das cores é uma ferramenta utilizada por vários profissionais artísticos, desde pintores, ilustradores e até designers, decoradores e arquitetos. Mas não se preocupe, apesar de parecer complicado, te prometemos que não é! 

Ele também é um aliado de todos os que buscam uma paleta harmônica. Diversas pessoas usam esse recurso para auxiliar em combinações de cores feitas no dia a dia, como montar um look, escolher objetos e cores de tinta para a decoração.

Quem nunca colocou uma peça colorida e logo em seguida pensou: “o que eu coloco agora?”, ou então, “qual cor usar para combinar com verde?”. Diga adeus a isso com seu novo amigo: o círculo cromático.

Como usar o círculo cromático

Depois dos motivos acima, não tem como não querer usar essa ferramenta de cores. Agora que você entendeu o que é o círculo cromático e sua importância, vamos te mostrar de que forma prática você pode usá-lo em seu dia a dia.

pode de rolhas com várias palavras de afirmação escritas nele com um pote de plantas ao lado

Decoração de ambientes

Decoração não se trata simplesmente de gosto pessoal; existem técnicas que devem ser usadas para trazer harmonia à estética de cada lugar. Além disso, você deve sempre se atentar às tendências de decoração.

Aplique essas análises nas combinações de cores e você terá um local perfeitamente harmônico e, com certeza, muito bonito. A combinação perfeita para o sucesso!

Mulher com uma blusa vermelha em um fundo branco

Montagem de looks

Invista em looks com harmonia de cores, pois eles ajudam a valorizar a sua aparência. O autocuidado com sua imagem te fará sentir muito mais confiante e bonita.

Além disso, o círculo cromático também é um verdadeiro aliado para montar seus looks de trabalho. Isso te ajudará a ocupar espaços cada vez mais relevantes no mercado. 

Coloração pessoal

A análise de colorimetria, ou coloração pessoal, é um estudo que identifica quais cores melhor combinam com o tom de pele de determinada pessoa e quais não.

Cores que não harmonizam com seu tom de pele podem te deixar com mais olheiras e ressaltar manchas na pele, por exemplo. Por outro lado, usar as colorações presentes na sua cartela pessoal pode te iluminar e deixar ainda mais linda!

Aproveite e dê uma olhada nesse texto que separamos para você: cores que combinam com azul.

Mulher com macacão laranja e um colar e calçado pretos em um fundo branco

Como combinar as cores usando o círculo cromático

Como dissemos agora há pouco, esse círculo nos ajuda a entender quais cores combinam entre si e quais não. Agora vamos te mostrar de que forma você pode combiná-las e descobrir novas paletas de uma forma muito simples, se liga!

Combine cores análogas

Essas cores se encontram uma ao lado da outra no círculo das cores. Um exemplo é o azul e o roxo — veja como elas criam uma bela harmonia! Você pode aplicar essas cores em almofadas para seu sofá ou nos acessórios de seu look. As possibilidades são infinitas!

Aposte nas cores complementares

Já as complementares podem ser identificadas por estarem em posições opostas. Para encontrá-las, você só precisa traçar uma linha por cima do círculo e pronto!

Sua maior característica é o contraste, criando uma identidade marcante e autêntica. São combinações ideais para pessoas mais ousadas. Se você é uma delas, aposte sem medo.

Brinque com as cores triádicas

Para identificar as cores triádicas, basta “desenhar” um triângulo por cima do círculo cromático e identificar quais delas se encontram nas pontas.

Essa é uma ótima opção para você que deseja encontrar mais de duas cores que harmonizem entre si. Nessa mesma lógica, você pode traçar um quadrado também e descobrir até quatro cores que se complementam.

Use combinações de cores monocromáticas

Como o próprio nome já diz, as cores monocromáticas se tratam de uma só cor, porém com tonalidades e intensidades diferentes. Esse estilo é ideal para variar aquele look monocromático, trazendo personalidade e tirando aquele aspecto de chato.

Onde fica o preto no círculo cromático?

A cor preta é a ausência de luz, por esse motivo não está representada no círculo das cores. Ela não é considerada uma cor em si, mas uma forma de escurecer as outras cores.

Após ter aprendido tudo isso sobre o círculo cromático, esperamos ter te convencido a começar a usá-lo. Com certeza, ele vai te ajudar muito na hora de se vestir e de decorar seu espaço.

Esperamos que você tenha gostado desse conteúdo e que ele tenha sido útil. Conte para a gente nos comentários o que você achou. Vamos gostar muito!

Até a próxima leitura!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *