As 5 linguagens do amor
Os tipos de demonstração de afeto que mais tem a ver com sua personalidade
O amor está no ar! Mas, na verdade, o que muita gente não sabe é que nós, seres humanos, possuímos cinco linguagens que representam as formas pelas quais expressamos e recebemos amor de maneiras diferentes.
Ficou curioso(a)? Chega mais que a gente te conta!
Segundo especialistas, cada um possui uma linguagem do amor principal (ou até duas), que simboliza a demonstração de afeto, mas ela não é a única, e sim a preponderante. São elas:
Toque físico
O toque físico se relaciona ao contato corporal do casal, como uma massagem especial, abraços, beijos, carinho, raspadinhas e relações sexuais. Esta linguagem do amor aumenta a sensação de bem-estar emocional e ainda fortalece o vínculo, intimidade e conexão entre os parceiros.
Atos de serviço
Os atos de serviço se referem à realização de ações práticas visando o bem-estar, prazer e agrado do outro. Além disso, envolve beneficiar o parceiro com tarefas do dia a dia como preparar um café da manhã especial, arrumar a casa, auxiliar com problemas de ordem pessoal, entre outros.
Palavras de afirmação
As palavras de afirmação estão diretamente relacionadas às palavras e frases que expressem o amor, como elogios, apoio moral, reconhecimento e encorajamento. Alguns exemplos são: “você é incrível”, “eu te amo”, “obrigada por tudo”, “estou orgulhoso de você”, ou qualquer outra expressão que demonstre afeto, admiração, respeito, gratidão e amor.
Tempo de qualidade
O tempo de qualidade está relacionado à dedicação de atenção ao parceiro. Envolve estar presente emocionalmente e fisicamente. Alguns exemplos são: preparar uma refeição juntos, planejar uma viagem, montar um álbum de fotos juntos que guarde as melhores histórias do casal, jogar conversa fora, entre outros.
Presentes
Os presentes envolvem tanto o valor financeiro, como o valor afetivo e a intenção do ato. De todas as linguagens, esta é a mais palpável e tangível. Ou seja, desta forma, pode ser a mais fácil de ser identificada, mas não é por isso que a torna mais comum que as demais formas de expressão. Presentes afetivos, que dialogam com o que você sente, são o que mais funcionam nesse caso.
E aí, qual é a sua linguagem de amor predominante? Ou seria mais de uma?
Leia também: 3 modos de usar (juntos) sais de banho