A paixão brasileira pela gastronomia japonesa
Conheça os pratos que já são as estrelas dos menus dos restaurantes orientais aqui no Brasil!
Se você gosta de temas relacionados à Terra do Sol Nascente, deve saber que nós abrigamos a maior população de origem japonesa fora do Japão, com aproximadamente 2 milhões de pessoas, segundo dados da Embaixada do Japão no Brasil. A maior colônia de nikkeis (termo dado para japoneses e seus descendentes) do país está em São Paulo, no famoso bairro da Liberdade.
E quando falamos de gastronomia, a influência da culinária japonesa está bastante consolidada por aqui. Não é exagero dizer que pratos orientais tornaram-se uma verdadeira paixão entre os brasileiros! Essa influência teve início em 1908, quando o navio Kasato Maru aportou em São Paulo, com os primeiros imigrantes japoneses, que vieram trabalhar nas lavouras de café no interior do Estado.
A partir daí, as culturas ocidental e oriental adaptaram-se de forma natural com a adição à mesa do brasileiro de uma grande variedade de frutas, legumes e verduras. Assim como os populares sushis ganharam novos ingredientes como cream cheese, maionese e frutas como morango e manga, além de abacate.
É certo que há uma polêmica envolvendo a grande democratização do sushi com essa mistura de itens que “abrasileiraram” o famoso prato da gastronomia japonesa. Contudo, características como o uso do peixe cru e do arroz, além de molhos como o shoyu permanecem inalteradas.
Independente das variações, a cozinha japonesa é considerada em todo mundo como padrão de alimentação saudável.
Pois, dá prioridade máxima aos ingredientes mais frescos e diversificados. As refeições devem ser preparadas de maneira rápida e simples, usando o mínimo de calor possível para que o sabor e valor nutricional dos alimentos sejam preservados.
Pratos que já são as estrelas dos menus dos restaurantes orientais
Além dos sushis, sashimis e temakis dos mais variados tipos e sabores, alguns pratos também são muito populares por aqui.
- Gyozas: cozidos no vapor, são pastéis com uma massa bem fina e tradicionais na cozinha japonesa. Podem ser recheados com carnes com legumes, frutos do mar e até frutas.
- Udon: Consuma o macarrão quente ou frio. Tem espessura mais grossa, feito de trigo e sem ovos, que combina muito bem com caldos mais leves e cogumelos. Sirva com um caldo chamado dashi, tempere com vinho de arroz, muita cebolinha e shoyu.
- Tempurá: Faça com camarão fresco, peixes, legumes e vegetais que são levemente empanados e fritos.
- Lámen: é um tipo de sopa, com caldo rico que carrega todo o segredo do preparo, adicionado de macarrão, legumes, cogumelo, ovo e alguma carne, geralmente de porco.
- Yakisoba: Prepare sobre uma chapa. Primeiro, grelhe a carne, depois os legumes e, por último, o macarrão, que já está previamente cozido e na chapa levemente frito. Os ingredientes se misturam e se harmonizam junto ao molho.